COMER, FALAR E SORRIR

   Escrito por Sonia B. Hoffmann
   Fisioterapeuta CREFITO 6159 F
   Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física

Abrir e fechar; fechar e abrir... Passam-se as horas, os dias, os meses, os anos e ela continua no abrir e fechar, fechar e abrir. Parece uma vidinha meio monótona, não é, mas no dia em que deixar de fazer isto normalmente porque dói ou está com alguma deformidade, daí iremos sentir muita falta! Já se imaginaram comendo somente alimentos pastosos ou o mais macios possível? Se alimentando ou bebendo por canudinho ou sonda? E deixar de cantar, e gritar, e falar... falar... ah, falar da vida, do tempo, do que pensa, dos sentimentos e até dos outros!

Poucas pessoas a olham e dão alguma coisa por ela. Seu nome é bonito. É até chique: articulação temporomandibular. Lindo. Mas há sempre alguém para dar um apelido e a chamam por carrinho, mandíbula, dobradiça da boca. Seja como for, é ela: a articulação temporomandibular ou a ATM, não confundam com TPM.

Seus movimentos de abrir e fechar a boca, embora sejam os mais frequentes, não são os únicos: ela também é responsável pelo desvio lateral e por levar para frente e para trás a mandíbula. Alterações ou desordens que interfiram nas suas ações básicas afetarão, de forma importante, funções vitais e o senhor fulano ou a senhora sicrana terão de ficar de boca fechadinha, não para não entrar mosca, mas para não doer mesmo! As causas desta dor ou da deformidade da ATM são de razões diversas e com as consequências mais variadas. As queixas mais recorrentes levam às contraturas musculares ao estresse e a outras perturbações emocionais como prováveis causas, assim como os transtornos capsulares; disco articular danificado ou deslocado; lacidão ou frouxidão ligamentar; desalinhamento em função de modificações da arcada dentária e doenças sistêmicas. Fatores nutricionais e, pasmem, o bruxismo também podem ser fontes de grandes problemas. Sim, meus caros, o bruxismo... Estão pensando em caldeirões, poções mágicas e teias de aranhas com asas de morcego. Nada disto. O bruxismo simplesmente é um conjunto de movimentos involuntários dos músculos da mastigação, ocorrendo esfregamento dentário. Quer dizer: a pessoa fica rangendo ritmicamente seus dentes ou, então, exerce uma forte compressão e fechamento excessivo das arcadas dentárias. Os movimentos mais intensos acontecem durante o sono, mas também podem se manifestar em vigília por crianças, adultos e idosos.

Nem sempre, porém, os problemas nesta articulação ficam ali no seu cantinho. Ao contrário: estas dores gostam de sair pelo corpo afora e deixar algumas consequências por mares nunca dantes navegados. Por isto, é comum o surgimento de cefaléias intensas e incapacitantes (ou dores de cabeça piores do que uma ressaca); desequilíbrios musculares com aumento de tensão e desvios posturais; contração e dores na região cervical (pescoço( e nos ombros. Há, inclusive, quem fale em dores irradiadas para os quadris.

Estamos verificando, então, que uma alteração na posição espacial desta articulação modifica a funcionalidade da boca, do rosto e de regiões adjacentes. Por isto, cuide mais de sua boca, preste mais atenção nos ruídos feitos por esta articulação, evite mastigações somente em um dos lados; visite com mais frequência o dentista; procure o médico para melhor investigar suas dores, sensações de tontura, zumbido e vertigem... elas podem ser resultado de uma deformidade bastante séria da ATM e, finalmente, faça os exercícios orientados pelo fisioterapeuta.

Ou seja, cuide-se para fazer coro com o Gonzaguinha: "cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida poderia ser bem melhor e será, mas isto não impede que eu repita... é bonita, é bonita, é bonita".


[PERMITIDA A DIVULGAÇÃO E A REPRODUÇÃO DESTE MATERIAL DESDE QUE CITADA A FONTE]


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL